Raiva: Um sentimento magnífico

 Capturar

                  Muitos reclamam da raiva e dos problemas que esse sentimento causa em suas vidas, sejam eles emocionais e também de saúde, mas sabia que a raiva não é tão ruim assim? Que ela pode nos ajudar no dia-a-dia e sem ser prejudicial? Isso mesmo, a raiva nos ajuda. É como sempre dizem, “nada é 100% ruim ou 100% bom”.

                     De acordo com o site hypescience.com, a raiva é boa por dez motivos, e isso é completamente verdadeiro, pois a raiva, sim, nos ajuda.

                 O que acontece na maioria das vezes, é que as pessoas confundem a “raiva” com o “rancor”, e isso é o que faz dela ruim, pois quando você se foca na “raiva”, usando-a como base para o rancor, para a magoa, e outros sentimentos destrutivos, acaba por acumular ódio e ai que as coisas não funcionam. A raiva é um sentimento passageiro que nos faz ficar com impulsos nervosos mais forte que o normal, ficamos com raiva quando estamos no trânsito, quando aquilo que queremos não dá certo, quando perdemos um amor para alguém… E quando a raiva acontece nesses casos, sempre mudamos o foco rapidamente voltando ao normal, pois quem é que fica se remoendo por meses por conta de que o transito estava horrível? Ninguém! E se tem alguém que fique, essa pessoa precisa de ajuda, já que saiu do sentimento RAIVA para o sentimento RANCOR.

               A raiva nos ajuda em muitas coisas em nossas vidas, pois seja ela juntamente com o ego ou não, acaba por nos mover. Pense… Se alguém diz que você não vai passar no vestibular, daí então você fica com raiva de não acreditarem em você, se esforça e passa no vestibular só pra provar que podia… Isso é ruim ou é bom?? É logico que é bom, pois querendo ou não você conquistou o que queria, ou seja, passar no vestibular.

            A raiva só se torna ruim quando exageramos, quando nos faz perder a noção de sociedade e respeito, nos fazendo agir de uma forma que não agiríamos só por conta de estarmos com ela. Como por exemplo batermos em outra pessoa ou até quem sabe, a matarmos. Fora isso, quando a raiva é aceitável, quando a mesma não nos prejudica ou prejudica a alguém, ela é completamente bem-vinda.

             De acordo com o site que eu citei, a raiva é boa pelos dez motivos a seguir. Existem mais, claro, mas eles só colocaram dez. O que já de grande valia para quem se culpa por ser um pouco explosivo/a e raivoso/a.

  1. Raiva ajuda nas negociações (se for real)

A pesquisa mostra que, por vezes, ficar bravo pode ajudar. As pessoas são programadas para serem cautelosas em torno de alguém que está irritado. Portanto, demonstrar raiva em uma negociação pode fazer com que a pessoa com quem você está lidando fique mais cooperativa.

  1. A raiva pode ajudar na sua carreira

As pessoas que liberam sua raiva têm carreiras mais gratificantes do que as pessoas que mantêm as suas emoções engarrafadas. Isso se encaixa muito bem com outro estudo que mostra que, se você está com raiva, as pessoas pensam que você merece mais status e um salário maior.

  1. Pessoas irritadas vivem mais

Os apaixonados e impetuosos italianos e espanhóis vivem quase dois anos a mais do que os calmos ingleses. Isso pode ser porque expressar a raiva é bom para a saúde. A pesquisa sugere que as pessoas que guardam raiva e frustração são mais propensas a morrer.

  1. Raiva reduz a criminalidade

Nos EUA, um estudo mostrou que 80% os meninos do ensino médio jogam games sangrentos há anos, e as taxas de crime mesmo assim caíram.

  1. Raiva aumenta a criatividade

Estudos têm mostrado que a raiva ajuda as pessoas a pensar “fora da caixinha”. Os irritados produzem ideias mais originais mais rápido do que as pessoas em qualquer outro tipo de estado emocional. Este aumento na criatividade não dura muito tempo, porém. Eventualmente, a raiva segue seu curso e a pessoa volta ao seu normal.

  1. Raiva pode ser boa para seu relacionamento

O antigo ditado de perdoar e esquecer pode estar errado, de acordo com pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida (EUA). Às vezes, ficar com raiva é o melhor remédio. Sim, o perdão e otimismo podem, supostamente, ajudar nos relacionamentos que estão enfrentando sérios problemas. Mas, às vezes, em vez de curar feridas, o perdão piora as coisas. Querendo ou não, algumas pessoas podem tirar proveito do perdão e continuarem a ser idiotas.

  1. Raiva é bom para os homens conquistarem mulheres

Dois estudos mostraram que homens com altas pontuações de traços de narcisismo, psicopatia e maquiavelismo são mais propensos a “pegar” garotas. Narcisismo descreve alguém que pensa muito bem de si mesmo. Psicopatia, neste sentido, refere-se a alguém que não tem muita empatia e gosta de adrenalina. Maquiavelismo significa alguém que é manipulador e mentiroso.

  1. A raiva abre sua mente

Ninguém gosta de discutir com pessoas bravas, mas pode ser que os raivosos tenham a mente mais aberta que você. As pessoas têm uma tendência a buscar informações que já estão de acordo com a sua posição. Ninguém quer sair da sua zona de conforto para ouvir coisas que podem fazê-lo questionar suas crenças. No entanto, estudos mostram que, quando você está com raiva, fica mais disposto a buscar “informações desacordantes”.

  1. A raiva deixa as pessoas mais honestas

Vamos dizer que você é falsamente acusado de um crime. O que você faz? Provavelmente fica louco de raiva. Saber ler as emoções das pessoas é uma das chaves que a polícia usa para julgar se um suspeito está falando a verdade durante um interrogatório. Estudos apoiam isso: pessoas que são injustamente acusadas dão pistas verbais e não verbais que mostram que elas estão dizendo a verdade.

  1. Raiva te deixa mais otimista

Tudo que te deixa com raiva no início pode te tornar mais otimista mais tarde, de acordo com pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon (EUA). Quando você se depara com uma situação ruim, um pouco de raiva pode ajudá-lo a sentir como se você estivesse no controle. Isso faz você se sentir mais confiante sobre o futuro.

Veja o post completo aqui

http://hypescience.com/10-coisas-boas-que-vem-com-raiva/

Namastê!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s