Xica da Silva

 xicadasilva

               Xica da Silva foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete e exibida entre 17 de setembro de 1996 a 11 de agosto de 1997, em 231 capítulos substituindo Tocaia Grande e sendo substituída por Mandacaru. Escrita por Walcyr Carrasco (sob o pseudônimo Adamo Angel) e dirigida por Walter Avancini.

                   Xica da Silva é a única novela cujos protagonistas são baseados em pessoas e fatos reais. Francisca da Silva de Oliveira de fato viveu no Arraial do Tejuco, hoje Diamantina, no século XVIII. Sua vida já foi romanceada por Agripa Vasconcelos no livro “Chica que manda” e através do filme de Cacá Diegues, que tem o mesmo nome da novela, em 1976. Tudo isso fez com que Taís Araújo fosse a primeira protagonista negra, em uma novela, da história da televisão brasileira.

               Contou com Taís Araújo, Victor Wagner, Drica Moraes, Giovanna Antonelli, Murilo Rosa, Carla Regina e Guilherme Piva nos papéis principais da trama. Foi reexibida na íntegra pelo SBT de 28 de março a 9 de dezembro de 2005. Xica da Silva foi eleita pelo jornal espanhol 20 minutos como a 8ª melhor telenovela brasileira de todos os tempos.

                    A história de Xica da Silva, escrava que virou rainha em pleno século XVIII. Atrevida e muito inteligente, Xica conquistou o homem mais rico e poderoso do Arraial do Tijuco, deixou de ser escrava e escandalizou a sociedade hipócrita de sua época, movida pela cobiça do diamante.

                    No Brasil daquela época, o homem mais importante era o Contratador Felisberto Caldeira Brant, encarregado pelo rei do manejo das minas de diamantes do Arraial do Tijuco. Quando o contratador decide vender Xica, sua escrava e filha (segredo escondido há anos) ao Capitão do Mato Jacobino, para torná-la prostituta, a jovem mucama se vinga roubando-lhe toda a sua fortuna em diamantes guardada num baú, ainda mais porque é rejeitada pelo contratador, que nega ser seu pai. O plano, executado por Xica com a cumplicidade do seu melhor amigo, escravo Quiloa, apaixonado pela escrava, arruina seus senhores que são enviados à prisão em Portugal. Com a fortuna em mãos e, para não levantar suspeitas, Xica e Quiloa decidem esconder o baú recheado de diamantes para que, mais tarde, tivessem dinheiro bastante para comprar as suas cartas de alforria. Com isso, Xica se vinga de seu pai, deixando-o na miséria por todo mal que ele fez a ela, a sua mãe e a seus amigos.

Anúncios

4 comentários em “Xica da Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s