Faudel

 sss

            Faudel foi criado nos subúrbios de Paris, onde ele pegou seus talentos musicais de sua avó, que lhe ensinou música tradicional argelina. Sua avó realizava regularmente cantigas com os meddahates, grupos de músicos do sexo feminino em Oran que tocam música tradicional em casamentos e outras ocasiões familiares. Foi a avó de Faudel que foi a grande responsável por colocar o jovem em contato com suas raízes argelinas e ensinando-lhe tradicionais “Raï ritmos” durante as férias de verão.

            Sua primeira experiência cantando em público foi durante uma festa de casamento para a família em Oran, Argélia. Faudel começou a cobrir as faixas populares por Cheb Khaled e Cheb Mami. Aos 12 anos, após o qual ele logo fronteou a popular banda Les Etoiles du Raï. Faudel e Les Etoiles du Rai logo se tornou uma figura bem conhecida no clube de jovens e outras associações locais em Mantes-la-Jolie. Faudel, em seguida, passou a aparecer em clubes ao longo dos subúrbios de Paris, realizando covers de Khaled, Zahouania e dos maiores sucessos de Mami, acompanhados por uma fita de suporte pré-gravada.

            O ponto de viragem do início da carreira de Faudel veio com a idade de 13, quando ele foi descoberto por Mohamed Mestar (aka Momo). Mestar, um ex-guitarrista, tinha recentemente criada uma associação nos subúrbios para promover-se e também a artistas locais e, depois de pegar um dos shows de Faudel, ele se ofereceu para tomar conta da carreira do jovem cantor Rai. Graças a mão orientadora de Momo, Faudel logo construiu seu próprio repertório e começou a se apresentar como um ato de apoio com um número de estrelas da música francesa superiores (incluindo MC Solaar, Idir, Jimmy Oihid e Rai mega-estrela Khaled). Faudel passou a estudar contabilidade e metalurgia, mas sua paixão pela Rai logo o levou a assumir uma carreira como cantor profissional.

             Depois de assinar um contrato com a Mercury para produzir cinco álbuns ao longo dos próximos anos, Faudel decidiu abandonar a escola. O jovem cantor, em seguida, embarcou em outra grande turnê de concertos, datadas em toda a França e na Europa. No decurso desta nova turnê Faudel iria aparecer em concerto com inúmeras estrelas Rai como Khaled e Cheb Mami. Enquanto isso, o novo som Rai cativante de Faudel iria atingir um público totalmente novo, quando ele foi usado como parte da trilha sonora para o filme de Ariel Zeitoun Elle est Belle la Vie.

Anúncios

Um comentário em “Faudel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s