O Marketing das Cores

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                      Já parou para pensar que a cor de uma loja, painel, livro, comida, bebida ou qualquer outro tipo de produto, seja ele para ser consumido, como alimentos e objetos, ou apenas visualizado, no caso de sites e redes sociais, pode influenciar em seu sucesso? Ou quem sabe… Fracasso?

                   Isso mesmo, as cores podem muitas vezes serem as mocinhas ou as vilãs da história, e temos que saber direitinho como e onde usá-las para não nos arrependermos depois.

                  Precisamos das cores até mais que o próprio produto, pois qualquer pintura que possa ser vista, é uma mistura delas. Se você for vender um quadro, as cores, mesmo a preta e a branca, estarão lá, se for criar um logotipo, as cores estarão lá, se for montar um belo prato de comida, as cores também estarão lá.

                   Sabe aquela história de “Não julgue um livro pela capa”? É pura hipocrisia, já que julgamos sim, as coisas pela “capa”, pelo desenho, pelas as cores, pela beleza que nos proporciona em nosso intimo. “E isso é natural, pois se não fosse a ‘capa” das coisas, suas cores e formatos, como iríamos ter uma referência se tal produto é agradável ou não?

               E não é só no quesito beleza que isso ocorre, a importância das cores, para a psicologia também é completamente normal e explicável. Só observar, você se sente mais calmo num ambiente mais claro ou mais escuro? E sua visão? Seus olhos preferem lugares com cores mais tranquilas ou em tons gritantes? E comer? O que te deixa com mais apetite? Alimentos de tonalidades asquerosas ou os que brilham aos olhos demonstrando frescor e saúde?

                      Mas chega de conversa… Vamos logo às cores e a seus significados “subconscientes” para o consumidor e para nosso cérebro?

Branco:

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* Córtex cerebral esquerdo

* Transmite calma e pureza

* Clareia os ambientes (Bom para espaços em lojas para destaque)

* Usado muito em vestidos de noiva, lugares que vendem produtos exotéricos, objetos para decoração e marcas de roupa.

* Se harmoniza com qualquer outra cor

Preto:

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* Amígdala

* Transmite luxo e mistério

* Escurece os ambientes (Bom para placas expostas ao sol)

* Usado em ambientes luxuosos, lugares que passam mistério, lojas de tatuagens, climas clássicos e lojas de automóveis.

* Se harmoniza aos tons claros

Laranja:

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* Sistema de recompensa

* Transmite agitação e alegria

* Alegra os ambientes (Bom para lugares onde a freqüência de crianças e animação)

* Usado em ambientes como casas de festas infantis, painéis que necessitam de atenção, academias de luta e empresas próximas aos clientes

* Se harmoniza aos tons claros, como verdes e azuis

Rosa:

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* Área tegumentar ventral

* Transmite sensualidade e saciedade

* Dá feminilidade e desejo de ação aos ambientes (Bom para lojas de produtos infantis)

* Usado em lojas de produtos femininos, produtos sexuais, lojas decorativas e painéis chamativos

* Se harmoniza ao azul e ao branco

Azul:
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* Córtex pré-frontal

* Transmite produtividade e poder

* Dá calma e higiene aos ambientes (Bom para redes sociais, sites e blogs)

* Usado em produtos masculinos, lojas de tecnologia, logomarcas que expressam confiança, bancos e clínicas hospitalares privadas

* Se harmoniza a outros tons azuis e ao vermelho

Roxo:

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* Pólo Frontal

* Transmite energia vital e sensatez

* Dá mistério aos ambientes (Bom para lojas exotéricas)

* Usado em lojas místicas, lugares que disponibiliza contato verbal, como sites de conversas e empresas de áudio, telefonias e bibliotecas

* Se harmoniza a tons menos gritantes

Verde:

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* Córtex pré-frontal

* Transmite criatividade e crescimento

* Dá vivacidade aos ambientes (Bom para produtos naturais)

* Usado em lojas que vendem coisas para animais, restaurantes de comidas saudáveis, perfumarias e aplicativos para celulares e computadores

* Se harmoniza aos tons claros, outros verdes, vermelho e seus derivados

Marrom:

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* Sistema límbico

* Transmite seriedade e conservadorismo

* Dá um ar antigo aos lugares

* Usado em museus, lojas de produtos clássicos, tabacarias, biblioteca de livros usados e cafeterias

* Se harmoniza a tons verdes e a tons claros

Cinza:

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* Putâmen

* Transmite indecisão e inquietação

* Dá sobriedade aos lugares

* Usado em lojas de materiais de construção, mecânicas, borracharias, lugares onde vende utensílios para a cozinha e lugares masculinos

* Se harmoniza ao preto e a tons neutros

Vermelho:

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* Núcleo Accumbens

* Transmite virilidade, excitação e fome

* Dá vivacidade, paixão e agitação aos ambientes

* Usado em restaurantes, lojas que querem chamar atenção, lugares de vendas de produtos para casais, e produtos para ingerir, como sucos e refrigerantes

* Se harmoniza aos tons azuis e laranja

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  Namastê!!

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4 comentários em “O Marketing das Cores

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