Primeiros passos para escrever um livro

livros

                 Quando as pessoas decidem escrever um livro, milhares de pensamentos começam a surgir em suas cabeças, pena que tais pensamentos não são de criatividades e idéias, mas sim de preocupações e questionamentos. Tais como onde publicar um livro, o que fazer para não ter as histórias que tanto batalhou para ter, roubadas, dentre outras coisas. Mas agora cinco dicas para ajudar nessa gloriosa batalha.

                    1 – Comece a escrever: Não tem como ter um livro a não ser que você o escreva, e se tem, ensine-me.  Primeiro comece com suas idéias, escreva, pense, releia, estude o seu tema e outros autores que você gosta. Também ajuda a ter e desenvolver idéias assistindo televisão, indo ao cinema com os amigos, conversando, passeando no parque e qualquer outra coisa.

                     2 – Guarde suas idéias: Como eu disse anteriormente, não se pode ter um livro se você não escrever… Mas de onde eles surgem? De sua cabeça. Então, antes de sair falando de suas idéias para qualquer pessoa, lembre que ela pode guardar tudo na mente dela e no final das contas, escrever seu livro mais rápido que você e ainda dizer que a ideia foi dela, e você não pode fazer nada contra isso.

                     3 – Se previna: Uma boa maneira de evitar plágios, é adquirindo o ISBN do livro caso o já tenha escrito, mas se não, se ainda for somente pequenos textos sem sentido e faltando ajustes, envie uma cópia do arquivo para você mesmo pelo e-mail e deixe-o salvo.

                   4 – Procure editoras: Quando já estiver com o livro pronto, o trabalho só vai ter começado, isso mesmo, escrever é a tarefa mais fácil, os problemas só aparecem depois. E uma delas é publicar, primeiro você tem que encontrar uma editora para isso, enviar seu original, já com os direitos autorais em seu nome, e esperar que ela/s o aceite. Procure editoras com o seu gênero de escrita, poema, horror, ficção, fantasia, policial… Selecione as melhores, análise pessoas que publicaram pela mesma, coisas como sucesso de venda, quais os sites dela, e o que as pessoas falam da mesma, e no final envie, mas só quando estiver certo disto, não se afobe.

                      5 – Encontre formas: Encontre formas de publicar e vender seu livro, ter um livro impresso não quer dizer que terá sucesso de vendas, são coisas completamente diferentes. Quando já estiver com o contrato com uma editora e com o livros já prontos, arranje uma forma de os divulgar para seu publico alvo, pois sem público, sem compradores. Uma maneira “fácil” de alcançar esse público é com grupos ou páginas em redes sociais, um blog, boca-a-boca, sites grátis, propagandas em jornais, em rádios, televisão, panfletos, cartões de visita com o nome do livro e autor, distribuição de marca texto, etc. As rádios geralmente não cobram para comentar sobre uma pessoa e seu livro, vá em uma, conte como foi o processo de escrita, e que deseja um horário para falar sobre.

Anúncios

2 comentários em “Primeiros passos para escrever um livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s