Top 3 – Livros de Ficção Científica

download (1)

                   Antes de qualquer coisa, “Gosto não se discute”.

1 – Trilogia “The Space” – C.S. Lewis

1

                  É uma série de livros nos quais o autor aborda a cosmovisão cristã a partir da temática das viagens interplanetárias, sugerindo uma análise não usual do cristianismo – como já fizera com As Crônicas de Nárnia e com Cartas do Inferno (em que mostra o cristianismo através dos olhos de um demônio) – dessa vez a partir da premissa de outros mundos habitados por seres inteligentes. Através das viagens que o personagem principal, Ransom, faz para outros planetas, ele descobre a existência dos hnaus, dos eldila. Descobre ainda que cada mundo é governado por um ser denominado Oyarsa, e que o oyarsa da Terra (Tellus, ou Thulchandra em algumas versões) não mais existe, por ter se corrompido, gerando o mundo tal qual conhecemos. Livros: Além do Planeta Silencioso, Perelandra, Aquela Força Medonha.

2 – Laranja Mecânica – Anthony Burgess

2

                  É um romance distópico de Anthony Burgess publicado em 1962. Situado na sociedade inglesa de um futuro próximo, que tem uma cultura de extrema violência juvenil, onde um anti-herói adolescente dá uma narração em primeira pessoa sobre suas façanhas violentas e suas experiências com autoridades estaduais que possuem a intenção de reformá-lo. É parcialmente escrito em uma gíria influenciada pelo russo e inglês, chamada “Nadsat”. É uma sátira à sociedade inglesa. O protagonista e anti-herói Alex, amante da música clássica (principalmente Ludwig van Beethoven) e líder de uma gangue de delinquentes (seus amigos são chamados de “drugues”) que roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, Alex é usado numa experiência chamada “Tratamento Ludovico”, criado pelo Estado e destinado a refrear os impulsos destrutivos dos delinquentes. Quando volta às ruas regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.

3 – 2001: A Space Odyssey – Arthur C. Clarke

download

                         É um romance, o primeiro da tetralogia de ficção científica Odisseia no Espaço, escrita por Arthur C. Clarke em 1968. O livro foi desenvolvido conjuntamente com sua versão cinematográfica, dirigida por Stanley Kubrick e publicado após o filme. A estória é baseada em vários outros contos de Clarke, sendo notável a influência de “The Sentinel” (escrito em 1948 para uma competição da BBC, porém publicado pela primeira vez em 1951 com o título “Sentinel of Eternity”). Outro conto de Clarke que influenciou 2001 foi “Encounter in the Dawn”, cuja estória em muito se assemelha à primeira parte de 2001, na qual alienígenas influenciam os ancestrais do homem primitivo. Posteriormente, em 1972, um livro foi escrito descrevendo o trabalho conjunto de Clarke e Kubrick para a produção desta obra, intitulado The Lost Worlds of 2001.

Anúncios

Um comentário em “Top 3 – Livros de Ficção Científica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s