10 Pragas do Egito

pragas

                  Você sabia que existe uma explicação para cada praga do Egito? É, existe. Vamos a elas.

1 – Águas em sangue

         A explicação mais plausível é de que por conta das secas nesta época, e com grande aumento de barro, algas, Oscillatoria rubescens, se proliferaram nas águas do Nilo, dando a tonalidade avermelhada a mesma após sua morte.

2, 3, 4, 5 e 6 – Sapos, insetos, doenças, morte de animais e sarna

             A presença das algas no rio teriam provocado alterações no ciclo de desenvolvimento dos girinos, tendo como conseqüência o aumento de sapos, e por ter toxinas, suas mortes. Com os sapos mortos, insetos como piolhos e moscas começaram a se proliferarem alarmantemente, já que não tinham mais seus predadores naturais, os sapos. E com muitas moscas e piolhos, muitas doenças surgiram, dentre elas, a coceira dos piolhos, podendo se confundir com sarna, e morte dos animais transmitidas por doenças de tais criaturas.

7, 8 e 9 – Granizo, gafanhotos e trevas

               Quase que na mesma época das anteriores pragas, houve a erupção do vulcão Thera, o que resultou em grandes quedas de fuligem e cinzas quem subiam aos céus e depois caiam como chuva de granizo, provocando também grande bloqueio solar, as trevas, e acarretando anomalias climáticas, ambiente propicio para os gafanhotos.

10 – Morte dos primogênitos

                 Nessa ultima, duas explicações podem se encaixar, a primeira se conectando as pragas anteriores, pois com muitas moscas e criaturas mortas, doenças se espalharam e fungos, e por conta que os primogênitos tinham o direito de se alimentarem mais, ingeriam maior quantidade de alimento infectado, adoecendo e morrendo mais facilmente.

                 E também a de que graças aos gases tóxicos vindos da erupção de Thera, as pessoas que dormiam mais perto do solo, ingeriam maior quantidade do veneno presente no ar, no caso, os primogênitos.

Anúncios

2 comentários em “10 Pragas do Egito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s