As Casas Astrológicas – Parte 13

download

                           Décima Segunda casa,  a casa dos mistérios e da sensibilidade

                          A Casa 12 é considerada uma das casas mais misteriosas e transcendentes do universo astrológico. Ela representa o Quarto de Meditação do palácio, isto é, as experiências de interiorização profunda que nos levam a um Além. Esta área de vida é uma espécie de Espaço Zen no qual nos recolhemos para descansar, refletir, ponderar e entrar em contacto com o nosso Eu mais profundo e inconsciente.

                     Obviamente, esta casa está associada à espiritualidade, mas também a situações de fuga e escape à realidade quotidiana e do trabalho (a Casa 6). Por essa razão, representa também a vivências dos momentos de retiro: os fins-de-semana; a noite; as férias.

Áries na casa 12

                       Essa pode ser a Casa do auto aniquilamento, com Áries aqui, pode ser que você seja muito inquieto para fazer um exame interior, sempre querendo agir sem passar por isso. Entretanto, se você não chegar a se conhecer, a segurança interna sempre poderá lhe faltar, o que pode causar-lhe grandes frustrações. Com Touro no Ascendente, esse perigo é parcialmente compensado pela perspectiva estável e pela natureza exterior afetuosa, dependendo, é claro, do posicionamento de Vênus e de Marte. Com Gêmeos ou Áries ascendendo, o sistema nervoso é onerado e o exame interior torna-se imperativo. Durante a juventude, cuide da saúde e resguarde-se contra acidentes. E muito importante encontrar um tipo de trabalho adequado para liberar sua tensão nervosa.

Touro na Casa 12

                   Quando Câncer está no Ascendente, você precisa ter dinheiro para se sentir protegido, porque tem um grande medo oculto de ficar carente nessa área. Você é muito emocional e tem dificuldade em se olhar honestamente. Precisa ser abordado com suavidade e amor. Com Gêmeos no Ascendente, você é capaz de análise e raciocínio, mas nem sempre com objetividade ou total honestidade. O caminho para o seu subconsciente, nesse caso, passa pelo bom senso e pela lógica — não pelas emoções. Entretanto, você tem um lado teimoso que resiste à mudança, sofre com status quo em vez de experimentar algo novo. E um pouco crédulo e precisa acautelar-se contra intrigas, do contrário poderá ser ludibriado na área que mais teme — o seu bolso.

Gêmeos na Casa 12

                       Esse posicionamento favorece a auto-expressão. Freqüentemente você tende à morbidez e ao mau humor, em especial com Gêmeos ou Câncer em elevação. Você tende a agir mais em função do inconsciente instintivo do que da razão e com Câncer no Ascendente, pode ser bastante psíquico e deveria desenvolver essa capacidade. Sua faculdade intuitiva também é adequada para as áreas da psicologia e da psiquiatria. Tem dificuldade em aprender mecanicamente, mas absorve conhecimentos simplesmente prestando atenção. Quando Mercúrio está aflito, pode haver problemas com a lei ou com o desenvolvimento da segurança interior. Pode ser que você seja superficial e se deixe levar facilmente.

Câncer na Casa 12

                 Você é altamente sensível, mas o orgulho e o medo de ser ferido podem impedi-lo de demonstrar sua sensibilidade, principalmente com Câncer ou Virgem no Ascendente. Com a Lua mal aspectada, ou num signo mutável, é possível que sua mãe lhe tenha negado amor na infância, deixando-o agora com uma grande insegurança. Você é muito gentil com as pessoas que estão em dificuldades, e assim se sai bem na área de medicina e enfermagem. Com Leão em elevação, você se empenha muito em não deixar transparecer suas áreas vulneráveis. A colocação da Lua no mapa é muito importante aqui, pois as emoções e sentimentos subconscientes moldam sua vida futura.

Leão na Casa 12

                      Os atores freqüentemente têm esse posicionamento, pois brilham através dos papéis que representam, sem nunca revelar seu verdadeiro eu. Com Leão nessa posição, a depressão ou inimigos poderosos podem ser obstáculos importantes. Seu maior sucesso vem através de atividades reservadas, pesquisa, história, cinema, arqueologia ou assuntos semelhantes. Com Virgem em elevação, muitas vezes você é o poder por trás do trono, mas pode ter desgostos com o amor, os filhos, o jogo ou a especulação. Desde que você esteja disposto a brilhar através dos outros, a felicidade está ao seu alcance. Com Leão ou Libra ascendendo, você pode ser tentado a desperdiçar seus talentos, a não ser que o Sol esteja bem colocado.

Virgem na Casa 12

                      Crítico de si mesmo e dos outros, você prefere escarafunchar os detalhes superficiais em vez de se olhar honestamente. Com Virgem ou Escorpião em elevação, pode ser que você seja atraído por problemas e trabalho em asilos. Você se interessa por saúde e doenças e tenta entender sua natureza, mas precisa tomar cuidado para não ficar hipocondríaco. Qualquer tipo de trabalho que exija atenção aos detalhes e capacidade de trabalhar nos bastidores lhe agrada; porém, é possível que surjam dificuldades quanto à segurança no trabalho e problemas conjugais se Mercúrio receber aspectos desafiadores. Se houver planetas na décima segunda Casa, pode ser que você se interesse por alguma das áreas de psicologia ou aconselhamento.

Libra na Casa 12.

                        Você é capaz de encarar seus problemas muito filosoficamente, mas precisa se encarar sem auto piedade, ver os outros como são e não como você quer que sejam. De outra forma a sua tendência vai ser culpar os outros pelos seus problemas é nunca aprender a lidar de fato com a vida como ela é. Pode haver um casamento ou caso secreto, principalmente com Escorpião ascendendo. Em geral o seu senso artístico e literário é bem desenvolvido, em especial se Vênus estiver bem colocado. Quando Libra também está em elevação, tem dificuldade em esconder sua vida particular e seus segredos, de algum modo eles acabam vindo a público.

Escorpião na Casa 12

                            Esse posicionamento pode ser a central elétrica que ilumina o caminho para a mente inconsciente, ou pode ser totalmente destrutivo; a escolha é sua. Parece que você tem inimigos secretos, mas em geral você mesmo é o seu pior inimigo devido à sua incapacidade de se olhar de frente, principalmente com Escorpião em ascensão. Precisa aprender a se regenerar, mas isto só é possível através dos seus próprios esforços. Com Sagitário em elevação, parece que a sua escolha é sempre servir ou sofrer, e é possível que você precise se esforçar muito para erradicar sua tendência ao ressentimento, porém, depois que você faz um profundo exame interior e se aceita, a sua força interior não tem limites.

Sagitário na casa 12

                            Em geral você conserva uma fé otimista na vida e a sua tolerância e bondade pode acarretar uma profunda compreensão, principalmente se Júpiter estiver bem colocado no mapa. Com Sagitário ou Aquário no Ascendente, você tem maior capacidade de olhar para dentro de si e usar intuitivamente seus recursos interiores. Com Capricórnio em elevação, você precisa de visão e deve aprender a ser compassivo, pois acha, muitas vezes, que nem você nem seu trabalho são reconhecidos. A influência de Júpiter, aqui, pode ser gratificante de uma maneira sutil e oculta, dá-lhe proteção quando você menos espera.

Capricórnio na Casa 12

                      Com Capricórnio nessa posição, é preciso superar o seu egoísmo inerente, em especial se esse signo também ocupar o Ascendente. A menos que você aprenda a servir aos outros, pode haver muito desgosto na área da vida mostrada pela colocação de Saturno no mapa. Existe uma tendência à artrite e à cristalização das atitudes, porque você dá muita importância ao ego e ao prestígio. A verdadeira humildade é uma lição importante que você precisa aprender. Gosta de trabalhar sozinho, e em geral tem um hobby que você curte na solidão. Entretanto, com Aquário em elevação, Capricórnio nessa posição pode dar-lhe a solidez e a força interior tão necessária para utilizar o que Aquário tem a oferecer de melhor sem se tomar um excêntrico, hoje lá em cima e amanhã lá embaixo.

Aquário na Casa 12

                        Urano é conhecido como “o despertador”, assim, com Aquário na cúspide da Casa do subconsciente, o seu despertar interior toma-se mais importante que tudo o mais. Urano é um planeta transcendental, a maioria das pessoas só reage à sua influência longínqua e um pouco abstrata depois da maturidade, assim, é possível que você sinta um tumulto e uma agitação interiores que só consegue explicar de verdade depois do primeiro retomo de Saturno, mais ou menos aos 29 anos. Isso se aplica principalmente quando Áries se eleva. Com Aquário em elevação, você se ressente enormemente com qualquer tipo de restrição, porém como está mais acostumado ao sentimento uraniano, aprende a lidar bastante bem com suas emoções, a menos que Urano esteja muito desafiado no horóscopo.

Peixes na Casa 12

                         Esta é a Casa natural de Peixes no mapa plano, em consequência, lida bem com as questões da décima segunda casa, a menos que Netuno esteja mal aspectado. Com Touro ou Peixes em elevação, você tem um pronunciado senso de serviço pessoal e está sempre pronto a ajudar os desfavorecidos. A menos que Netuno esteja bem colocado, pode haver considerável solidão e desapontamentos na sua vida, porque você subestima ou superestima os outros, também têm dificuldade em se enxergar honestamente. Às vezes precisa de solidão para recarregar suas baterias, mas também se precaver para não se esconder ou fazer o papel de mártir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s