As Casas Astrológicas – Parte 5

images

                         Quarta casa, A Casa da família

                 A casa 4 estará associada às experiências básicas do grupo familiar, normalmente vividas em torno do patriarca e do patrimônio. Por isso, desde tempos antigos está relacionada com o Pai e com as heranças paternas.

Representa a experiência geral da infância, mas também o lar, o país e toda a matriz cultural que nos forma. Por isso é casa das fundações e dos fundadores, criadores de dinastias, de organizações e de nações.

ÁRIES na casa 4

                     E possível que você mude de residência muitas vezes durante sua vida, e que nem sempre essas mudanças sejam benéficas. A menos que Marte receba aspectos muito favoráveis, a sua tendência é sentir falta de amor e ternura. Entretanto, isso não é muito provável com Sagitário ou Aquário no Ascendente. De qualquer forma, você sente muita necessidade de se expandir e nem sempre tem a possibilidade de fazê-lo. Mais tarde, a sua tendência é dar as ordens dentro de casa; o posicionamento de Marte vai indicar se isso vai ser feito de forma construtiva ou não. A não ser que você cultive interesses externos, pode usar toda a sua energia em casa e tornar-se muito exigente em relação às pessoas amadas. A sua velhice dificilmente será aborrecida ou solitária.

TOURO na casa 4

                  Gosta de desfrutar da tranqüilidade do lar, mas também gosta de exibir as coisas bonitas que tem em casa, a boa comida e coisas do gênero, principalmente com Capricórnio ascendendo. Você acumula posses de que raramente se desfaz; na verdade, é um colecionador. Com Aquário ascendendo, a sua casa serve de abrigo contra os altos e baixos que você provoca em si mesmo. Quando Vênus está bem aspectada, a velhice é razoavelmente segura e feliz, principalmente quando você aprende a valorizar o que realmente importa na vida, a não depender apenas das posses e confortos materiais.

GÊMEOS na casa 4

                  As tradições de família, a relação parental e os antecedentes culturais são fatores influentes na sua vida. Com Peixes em elevação, freqüentemente existe muito interesse pela herança ancestral. Pode ser que você tenha duas casas, ou que, na sua juventude, um parente more com você. Se Mercúrio tiver aspectos desafiadores, ou se Aquário estiver em elevação, haverá muitas mudanças de residência e muita atividade na velhice. Com Gêmeos nessa posição, muitas vezes você usa um pseudônimo, como um escritor que trabalha em casa. Seus pais acharam necessário arranjar-lhe livros e proporcionar-lhe estímulo intelectual. Com Áries em ascensão, você gosta da variedade que uma ativa vida doméstica lhe pode proporcionar.

CÂNCER na casa 4

               Sentimental, emocional e tradicional são palavras que o descrevem bem. Você precisa de raízes é possível que tenha deixado sua família bem jovem, principalmente se Áries está no Ascendente. Seus pais exercem poderosa influência moral sobre você. E possível que sofra de doenças hereditárias. Os homens, freqüentemente, são presos a uma espécie de servidão ao ramo feminino da família, tomando conta da mãe, da irmã ou de uma tia solteirona. Com Peixes ou Touro no Ascendente, o patrimônio familiar é venerado e muitas vezes você é o guardião do velho lar da família. É possível que, na velhice, você more perto do mar, de um lago ou rio. Com Câncer na cúspide desta Casa, é possível que você opte pelo celibato como tipo de vida.

LEÃO na casa 4

                    Quer e precisa do melhor de tudo — comida, vinho, roupas, principalmente com Touro em elevação ou com o Sol num signo fixo. Geralmente tem uma poderosa fé interior, adquirida com as lições da experiência. O lar de seus pais era cheio de vida, e provavelmente você achava seu pai bastante forte e dramático. Os filhos desempenham um papel importante na sua velhice, freqüentemente proporcionando-lhe uma boa vida. Sua mãe pode ser a luz do sol da sua vida e pode viver com você no foral da vida dela.

VIRGEM na casa 4

                  Virgem nesse posicionamento, sem planetas, dá pouca estabilidade, muita incerteza e às vezes uma infância empobrecida. Pode ser que você tenha se sentido negligenciado e não amado por seus pais. Com Gêmeos ascendendo, pode ficar indeciso a se deixar dominar. Com Touro ou Câncer ascendendo, existe a tendência a se deixar dominar por preocupações familiares. Você está sempre disposto a servir sua família; freqüentemente trabalha muito tempo depois de se aposentar, pois acha que a atividade o mantém jovem.

LIBRA na casa 4

               Com Câncer em elevação, você se apega às raízes, adora o seu lar e precisa dele para sua estabilidade emocional; para se sentir realmente à vontade, precisa de um ambiente bonito e artístico. Você é inquieto e tem dificuldade em permanecer num só lugar. Com Leão ou Gêmeos em elevação, até definir seus valores superiores, é possível que você não tenha muita paz, prazer nem prosperidade quando estiver mais velho, pois pode ter embarcado num carrossel social que não leva a lugar algum.

ESCORPIÃO na casa 4

               Seus sentimentos são profundos e fortes, e você sente grande necessidade de se provar. A menos que você tenha tido pais muito intuitivos, a sua atitude rebelde na juventude pode ter provocado uma vida doméstica infeliz e, assim, você pode ter saído prematuramente de casa. Com Leão no Ascendente, você sente a necessidade de ter sucesso na vida por seu próprio esforço e pode, assim, recusar a ajuda dos outros. Possui muita força interior, é leal e persistente. Com Câncer em elevação você é intuitivo e muito sensível, mas isso só é visível aos outros quando a Lua tem bastante fluxo. É provável o recebimento de uma herança no fim da vida.

SAGITÁRIO na casa 4

               Você definitivamente precisa ser tratado como indivíduo; deveria ter contato com a literatura desde a infância e ter oportunidade de se engajar em atividades mentais, principalmente com Virgem em elevação. Seus pais tentaram dar-lhe uma boa formação baseada em sólidos padrões religiosos e filosóficos que você, entretanto, encara como coisa natural e um direito seu, quando Virgem se eleva e Júpiter está instável. Mesmo que passe parte de sua vida viajando pelo exterior, você se orgulha muito de sua terra natal, de sua família, de seus entes amados. Pode ser que, em alguma época da vida, viva com a família de seu cônjuge. Prefere morar numa casa grande e espaçosa, na medida em que suas posses o permitam. Na maturidade, pode ser que se interesse por lei ou religião. Principalmente com Leão em elevação, você gosta de receber convidados e tem um orgulho cada vez maior do mobiliário e da aparência da sua casa.

CAPRICÓRNIO na casa 4

                  Apesar das restrições impostas por seus pais e pela formação um tanto rígida e tradicional, você se interessa muito pelo lar, e em geral tem uma forte ligação com a mãe. Pode levar tempo demais para deixar a família. Se Saturno estiver num signo fixo, você gosta de deitar raízes e não se muda com muita freqüência. Tem grande orgulho de seus ancestrais e pode tomar-se um pilar em sua comunidade. Às vezes tem a tendência a se sentir sozinho, mesmo estando no seio da família. Com Virgem ou Escorpião no Ascendente, é possível que você tenha que assumir responsabilidades por membros de sua família, porque eles sentem que podem depender de você, em termos pessoais e financeiros. Com Libra em elevação, é possível que você complemente o salário do parceiro trabalhando em casa ou lidando com imóveis.

AQUÁRIO na casa 4

                 Pode ser que a sua vida familiar não seja rotineira, ou que você tenha achado o lar de seus pais diferente do de seus colegas. Se Urano tem aspectos desfavoráveis, principalmente com o regente do Ascendente, o Sol ou a Lua, é possível que seus pais sejam separados ou divorciados. Você pode achar que teve uma vida doméstica agitada, seja por causa de muitas mudanças ou de constantes altos e baixos, como resultado busca um tipo de vida mais harmônico e tranqüilo, principalmente nos seus últimos anos. Na sua casa, você quer ter liberdade para agir como lhe agrada, o que pode não ser muito fácil se você tem Libra em elevação e escolheu um parceiro tipo Áries. Se você tem Saturno muito proeminente no mapa, sente-se melhor no meio de pessoas mais velhas, principalmente durante a sua juventude, mas se Urano é mais forte que Saturno, você se sente atraído por pessoas mais boêmias, em especial quando Sagitário está em elevação. Com Escorpião em ascensão, você é bastante obstinado e tem a tendência a ser muito exigente em relação às pessoas amadas no lar. Como você também é um pouco excitável, precisa aprender desde criança a dominar a irritabilidade a transigir.

PEIXES na casa 4

               Sua ligação forte e emocional com a família faz com que você preste serviços a seus membros, principalmente nos seus últimos anos. Com Escorpião ou Capricórnio em elevação, parece que você é atormentado por obrigações que precisam ser cumpridas, o que nem sempre é fácil. Peixes aqui, às vezes, pode indicar um problema familiar, como por exemplo, um pai alcoólatra. Às vezes é preciso lidar com desgostos ocultos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s