Os Subgêneros da Ficção Científica – Parte 1

            Ficção científica tem como um de seus temas principais a ciência, seja através da literatura (conto, novela, romance, etc), do cinema, da HQ etc. Porém, a ficção científica não abrange somente a ciência prática, mas a filosofia da ciência, a fantasia e vários outros campos do conhecimento humano.

Alguns subgêneros:

1 – Biopunk

 steam_freak_biopunk_steampunk_light_up_armor_by_twohornsunited-d5irkbe

              É um termo utilizado para descrever um gênero da ficção científica que se concentra em biologia sintética. Mais recentemente, o termo tem também sido utilizado para denotar um movimento tecno-progressivo que advoga o acesso livre à informação genética.

2 – Cyberpunk

 dystopia-cyberpunk_00353178

                   É um subgênero da ficção científica, conhecido por seu enfoque de “Alta tecnologia e baixo nível de vida” e toma seu nome da combinação de cibernética e punk. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação e a cibernética junto com algum grau de desintegração ou mudança radical na ordem social. De acordo com Lawrence Person: “Os personagens do cyberpunk clássico são seres marginalizados, distanciados, solitários, que vivem à margem da sociedade, geralmente em futuros distópicos onde a vida diária é impactada pela rápida mudança tecnológica, uma atmosfera de informação computadorizada ambígua e a modificação invasiva do corpo humano.”

3 – Espada e Planeta

BwQIArMCIAA-K_y

                É um subgênero da fantasia científica que apresenta histórias de aventura empolgante estabelecidas em outros planetas, e, geralmente, com terráqueos como protagonistas. O nome deriva dos heróis do gênero envolvendo seus adversários em combate corpo a corpo, principalmente com armas brancas simples, tais como espadas, mesmo em um cenário que muitas vezes tem tecnologia avançada.

4 – Distopias

 gallery08

                    É o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma “utopia negativa”. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, “caem as cortinas”, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.

5 – Fantasia científica

fantasia cientifica

                    É um gênero misto de narrativa que contém alguns elementos de ficção científica e da fantasia. Ambos os gêneros e especialmente a fantasia, são eles mesmos pobremente definidos; conseqüentemente, a fantasia científica se furta ainda mais a uma definição.

Anúncios

Um comentário em “Os Subgêneros da Ficção Científica – Parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s